03 janeiro 2020

Resenha: Crer ou não crer - Pe. Fábio de Melo e Leandro Karnal



Editora: Planeta
Autor(a): Pe.Fábio de Melo e Leandro Karnal
Páginas: 191



" Crer ou não crer" estava na minha lista de desejados há algum tempo e ler duas mentes que admiro, Padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal, discutir sobre a questão da fé e da crença em algo superior foi fantástico. 
Escrito com um diálogo entre ambos, teremos a visão de um padre que crê, obviamente, mas que não de forma cega e sim, com a presença de muito estudo teológico envolvido. E temos a presença de um historiador que deixou de crer, mas se tornou um imenso estudioso de religiões.
"Ele morreu, sobretudo, porque ousou contradizer o discurso religioso de Seu tempo."
Sempre tive uma visão muito particular do ateísmo, entretanto, ler a visão do Karnal, me fez não apenas querer estudar mais as religiões, como compreender que a filosofia pode se tornar um caminho para um caminhar ético, reto, ao longo da vida. Como o próprio autor afirma, caso você não tenha a Deus, tenha pelo menos a Aristóteles. 
Padre Fábio de Melo nos abrilhanta com um conhecimento profundo sobre a teologia e sua trajetória. Foi lindo ver como ele aprendeu a ver a Deus nas pequenas e mais simples coisas, a importância da sua mãe na construção da fé e como o estudo apenas teoriza aquilo que ele já sente. 
Acima de tudo, " Crer ou não crer" mostra como duas pessoas de visões divergentes podem dialogar, trocar ideias sobre temas polêmicos, criando um diálogo rico e profundo.

"Seu ateísmo não descredencia minha fé."
Esse é um dos livros que iriei reler no futuro e minhas passagens favoritas inúmeras vezes, como fiz para esta resenha.

Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design