17 outubro 2019

Resenha: O guia politicamente incorreto da filosofia - Luiz Felipe Pondé



Editora: Leya
Autor(a): Luiz Felipe Pondé
Série: O guia politicamente incorreto
Páginas: 230





“ O guia politicamente incorreto da filosofia” escrito pelo filósofo Luis Felipe Pondé e publicado pela Editora Leya é um dos livros dessa série, que objetiva mostrar uma nova versão de temas comuns e muitas vezes, apresentados de uma forma incorreta, como história, economia, política e filosofia.
Uma de minhas grandes paixões é a filosofia e compreender a mente humana, sobre seus dilemas, sobre a moral e a ética, ou sobre a vida como um todo. Neste livro, Pondé visa criticar o politicamente correto, como uma filosofia que surge pela nova esquerda norte-americana. Na visão deste autor, a praga PC cerceia nossa liberdade de expressão e pensamento.
Embora nem tudo que o livro e o autor propõe, eu concorde, não posso dizer que as reflexões não são interessantes. Perpassando pelos mais diversos aspectos: a mulher, a música, filhos, dinheiro, meritocracia, cultura, preconceito, o autor suscita em nós a reflexão de quão manipulado podemos ser em nossa forma de pensar e agir pelo que é dito politicamente correto. Sobre seus limites e se a criação desses limites não representa uma limitação na nossa liberdade de expressão. Até que ponto somos livre para nos expressarmos?
Seja como for, “O guia politicamente incorreto da filosofia” foi devidamente bem aproveitado, me fazendo repensar e refletir como um bom livro deve ser, com uma linguagem clara, acessível e capítulos curtos. A riqueza de pensamento não está em ler apenas o que concordo e o que se encontra na minha zona de conforto, e sim, me desafiar a uma nova forma de ver a vida.


“(...) A praga PC usa métodos de coerção institucional e de assédio moral, visando calar todo mundo que discorda dela, antes de tudo, tentando fazer dessas pessoas monstros e, por fim, tentando inviabilizar o comércio livre de ideias. Ideias não são sempre coisas “ boas”. Às vezes doem.”


Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design