10 setembro 2019

Resenha: Raio de Sol - Kim Holden


Editora: Planeta
Autor(a): Kim Holden
Título Original: Bright Side
Páginas: 448


“Raio de Sol” é um romance new adult escrito por Kim Holden e publicado pelo selo, Outro Planeta, da Editora Planeta.
Neste romance somos apresentados a Kate Sedgwick, uma menina de dezenove anos que sai de San Diego, sua cidade natal, para estudar do outro lado dos Estados Unidos, em Grant,Minnesota. Kate tem seus segredos, um passado complicado e problemático e quer deixar tudo isso para trás para viver a experiência plena da faculdade, deixando a única família que resta a ela, Gus, seu melhor amigo.
O que ela não esperava é que conheceria o misterioso e também repleto de segredos, Keller Blanks em uma cafeteria que ele trabalha e ele iria, aos poucos, despertar nela tudo que ela vem lutando para não ceder.
“ Faça épico”
Com capítulos que rementem a diários e em quase sua totalidade narrada por Kate, “ Raio de Sol” é um amontoado de clichês que já conhecemos: segredos e passados problemáticos, mocinhos que não querem se envolver, e outros que já desconfiava – e estava certa desde o início – clichês. Mas como uma defensora sem limites dos clichês que sou, Kim Holden consegue com muita maestria, sentimentos e aprendizados inovar o que já conhecemos.
Kate é uma das protagonistas mais encantadoras que conheci. Ela é uma menina normal, que passou por inúmeras situações complicadas com sua irmã mais nova, Grace e sua mãe. Ela teve na vida o apoio basicamente de Gus e quando ela se muda para faculdade e faz novas amizades, através de cada um desses relacionamentos, conhecemos mais de Kate.
Kate é aquela protagonista que em todas as páginas transmite uma mensagem de positividade, de dar apoio, de não julgamento, de tentar viver o hoje, o agora e claro, “ fazer épico” que é com toda certeza uma das maiores lições desse livro. Mas ela ainda é uma garota de dezenove anos, ela ainda se apaixona pelos lindos olhos azuis de Keller, ela ainda dança no quarto com seu colega de faculdade, ela chora, sofre, sente desejo, implica com Gus. De inúmeras formas, Kate é aquela personagem que você gostaria de ter como amiga.
“ Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de Sol. Ela não só vê o lado bom das coisas... ela mora lá.”
Keller, como o grande mocinho junto com Gus, traz um passado triste e magoado. Como Kim Holden traz muito foco a protagonista, senti um pouco de falta de mais do Keller e do Gus. O relacionamento deles se desenvolve de uma forma lenta, amiga, natural. O livro não cai naquele clichê de um relacionamento nas primeiras páginas, pelo contrário, o romance entre os dois se desenvolve do meio para o final.
O que mais me encantou em “Raio de Sol” é que o foco não é o romance, o foco é a protagonista e seus relacionamentos e como ela tenta ensinar algo a todos.Desta forma, a autora aborda tópicos como preconceito, abuso, transtornos alimentares e deficiências. O livro traz uma mensagem tão linda em sua essência, que o romance entre Kate e Keller é apenas mais uma das mensagens.
No mais, embora desde o início tivesse minhas desconfianças e no fundo, já sabia como ia terminar, admito que no final eu cai em lágrimas, de soluçar e molhar o pijama.Parte de mim, como leitora, torceu para que a autora não desse o rumo que imaginei que ela daria.

“Você me ensinou que não tem problema sair da zona de conforto e fazer coisas que me deixam pouco à vontade. Que não tem problema ser boba e cometer erros. Que não tem problema rir de tudo ou rir sem motivo nenhum.”
“Raio de Sol” era um daqueles livros que há muito queria ler e comecei a ler de forma despretensiosa e quando vi, estava encantada e fisgada pelos personagens, rindo, suspirando e me divertindo. Terminei mais um clichê que trouxe uma linda mensagem sobre o que é realmente amar.


Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design