25 setembro 2019

7 dicas para não sofrer com o TCC


Meu plano original era fazer uma série de vídeos sobre o TCC, entretanto, a vida tem o dom de jogar nossos planos pro alto. Muitas coisas ocorreram ao longo do meu último período na faculdade e novas percepções surgiram, como começar uma segunda graduação( o que será tema para uma outra postagem).
Porém, o processo inteiro de pesquisar, ler e escrever o TCC foi bem tranquilo, sem grandes surtos, principalmente porque houve planejamento. Sendo assim, sem mais delongas, seguem as minhas sete dicas para não sofrer com o TCC.



1. Se planeje muito antes do período que irá escrever

Claro que essa é uma dica que serve apenas para quem ainda está cursando, se você está no último período, não será muito válida. Eu sabia ou tinha uma ideia do que gostaria de escrever há dois anos, o que me ajudou a ter feito pequenas pesquisas e saber que meu tema seria possível de ser feito.
Então, se você está na metade da graduação, tem uma ideia do que gosta de estudar dentro do seu curso ou não e esse é um excelente norte para pesquisar o tema. Lembre-se, será um ano com esse tema - considerando projeto e trabalho final - então, se for um tema que você não goste, será uma tortura.

2. Utilize suas experiências profissionais

Se você trabalha ou faz estágio na sua área, aproveite para escrever um tema ligado ao seu trabalho, como eu fiz. Eu trabalho com resseguro - que em uma definição muito tosca é o " seguro do seguro" - e o tema da minha monografia foi " O mercado ressegurador sob aspectos macroeconômicos". Percebe a relação? Escrever sobre algo que conheço, trabalho e  sou apaixonada é uma ótima maneira de ter ideias.

3.Escolha um orientador que você tenha um bom relacionamento e que compre sua ideia

O mundo acadêmico não é um mar de rosas e essa é a primeira lição que você aprende na universidade. Existe uma enorme batalha de egos e nome é tudo, então, tem muito orientador que vai tentar dissuadir o aluno do seu projeto ou ideia. Caso o seu tema seja viável - tenha fontes e esteja bem elaborado - lute por ele. Encontre um professor que saiba do assunto e que você tenha um bom relacionamento.

4. Monte um planejamento de pesquisa, leitura e escrita

Normalmente, você entrega ao final do período o seu trabalho. Desta forma, se você fez um bom projeto de pesquisa e já leu e pesquisou - é para isso que serve seu projeto - monte um cronograma de escrita e leve a sério como se fosse um prazo final. Eu me planejei para escrever meu trabalho inteiro pelo menos um mês antes da apresentação, assim, tive um mês ainda para revisar.

5. Tente curtir o processo

Se você seguiu minha primeira dica, está fazendo algo que gosta. Então, aproveite, mergulhe nesse novo mundo de conhecimento. Cada coisa nova que descobri ao longo do meu TCC, me acrescentou com profissional e como pessoa.

6. Divida com outras pessoas sobre o seu processo

O TCC é um dos processos mais estressantes da vida de uma pessoa e você não precisa passar por ele sozinho. Converse com seus pais, amigos, namorado(a), crush, seu gato, cachorro, com qualquer pessoa. Divida seu conhecimento, dor, estresse, sofrimento, acredite, isso ajuda demais.

7. Tudo bem dar tudo errado

Essa foi uma dica que aprendi da pior maneira. Meu trabalho já tinha data marcada, mas meu orientador ficou doente, fui obrigada a fazer muitas revisões, minha banca não foi como eu queria. Tudo que eu não queria, aconteceu, apesar de todo o planejamento e metas. E tá tudo bem! Nem sempre tudo dará certo, não é?

Me conte nos comentários como foi seu TCC, se você já fez. Se não fez ainda, espero que essas dúvidas tenha ajudado.

Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design