20 junho 2019

Resenha: Lady Susan - Jane Austen


Autor: Jane Austen
Editora: Landmark
Título Original: Lady Susan
Páginas:



“Lady Susan” é o breve romance epistolar de Jane Austen, escrito em sua juventude em 1794 e publicado após a sua morte em 1871.
Neste romance, conheceremos a protagonista, possuidora do título deste romance, através de cartas de diversos personagens citados mais a seguir. Lady Susan Vernon é uma jovem viúva, bela e encantadora, não apenas fisicamente, mas possuidora de um conversa apaixonante. Apesar de seus atributos sociais, Lady Susan detesta a filha e a trata incrivelmente mal.
O romance começa com Lady Susan indo visitar seus cunhados, Charles e Catherine no interior, embora Catherine não goste nada dela pela sua índole e por ter tentado impedir seu casamento no passado. Pouco tempo depois, o irmão da Catherine, Reginald chega a casa e cai de encantos por Lady Susan, que já teve enlaces com homens casados e gostar de brincar com sentimentos alheios.
Frederica, filha da protagonista, foge da escola e acaba se encantando por Reginald ao conhece-lo e temos mais um plano de Lady Susan de fazer com que ela se case com o homem que ela escolheu para ela, e não o que ela deseja.
O romance, composto apenas por cartas, é bem diferente do que imaginava. Com uma linguagem rebuscada e formal característico do século XIX, conhecemos a protagonista, uma mulher que não poderia ser descrita de outra forma além de víbora. Uma mulher manipuladora, sem escrúpulos e que é o retrato e uma critica de uma pessoa vazia que continuam existindo.
Embora, confesso, não tenha sido arrebatada pela leitura, lendo muito mais pela obrigação do desafio do que pelo prazer, o livro consegue transmitir uma caraterística forte de Jane Austen, sua crítica social, seus quotes que são tapas na cara e personagens tão humanos que parecem que foram reais – e parece que Lady Susan realmente foi inspirada em alguém real.
Como primeiro livro do desafio “ Lendo Jane Austen”, Lady Susan não me agradou pela protagonista odiosa, embora os demais personagens acabe sendo levemente explorados – já que o foco é realmente a Lady Susan – foi um bom pontapé para mesmo quando o livro não me agrade, eu possa ver a maestria da autora. 

Se vocês gostaram desse post, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário aqui embaixo, desta forma, você me ajuda a manter o blog atualizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design