"(...)- Aslam - disse Bri, com a voz estremecida -, acho que sou um estúpido.
- Feliz o cavalo que sabe disso ainda na juventude. Ou o humano.(...)"
(Página. 278)
O Cavalo e seu Menino concluído durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, é o quinto romance da série a ser publicado; porém, é o terceiro em ordem cronológica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nárnia (ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie). Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra; para isto, passarão por incríveis aventuras, junto de Aravis e Huin.
Ao terminar " O Cavalo e o menino" e mesmo tanto tempo depois, não consigo ter a real noção do que sinto sobre este livro.
O livro apresenta Shasta, personagem que dividiu meu amor e ódio, mas no fim amor. Ele é meio irritante, nem sempre faz o que deveria fazer, mas no fim se mostra valente e corajoso. Além disso, seu personagem sofre uma reviravolta no livro que me encantou.E então, bem no início tem a personagem na Aravis que eu odiei durante todo livro.Uma garota mimada sem graça, arrogante e interesseira.
Shasta e Aravis estão se libertando de sua família, rumo a Nárnia, onde eles poderiam viver como gostariam.E fazem na companhia de seus cavalos, Bri e Huin. Devo destacar que todos os animais falantes durante a série nos mostra realidades impares, que nos fazem refletir.
O livro, assim como os outros, é uma grande aventura que nos faz conhecer novos lugares, povos e criaturas mágicas, que já não me causam estranhamento, pelo contrário, eu até os gosto.
Nesse livro, aparece os irmãos Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia, que mostraram novas facetas e jeitos, e com exceção de Suzana, todos me conquistaram mais um pouco.
O livro traz novas lições, que te fortalecem e reanimam suas ideias.Além de nos fazer conhecer mais de um mundo fantástico e incrível.
O livro é uma grande libertação, de todas as formas, e eu também me libertei de meus preconceitos em relação "As Crônicas de Nánia" embora não possa dizer que sou devota da série.
Oi, Ana!
ResponderExcluirAcho muito legal acompanhar aqui as suas resenhas de As Crônicas de Nárnia, gosto de saber sua opinião sobre os sete livros.
De todos os contos, O Cavalo e o Seu Menino foi o que menos gostei (não é que eu não gostei, foi o que menos gostei apenas), acho que é porque é o único que não vemos a presença de algum dos quatro irmãos Pevensie ou de Eustáquio frequentemente. Álias, acabei sentindo falta daquela fase dos contos onde eles vão para Nárnia, sabe? Gosto de ver a passagem do nosso mundo para o de Nárnia.
Com certeza O Cavalo e Seu Menino nos trás muitas e muitas lições de uma forma típica de C.S. Lewis.
Abraços, parceira!
Vini - Um Jovem Leitor
Oi,Ana!Tudo bem?
ResponderExcluirBom,acabei de entrar em seu blog,e estou amando!Suas resenhas são magníficas!Eu já ouvi falarem desse livro,mas nunca me interessei profundamente em lê-lo.Porém,depois de sua resenha,estou querendo lê-lo.
Enfim,obrigado pela resenha,e parabéns pelo blog!
Abraços,
mh.diverno@bol.com.br
Eu tenho o livro em volume único, e li rapidinho, pois As Crônicas de Nárnia é um livro incrível! Amei todas as histórias :)
ResponderExcluirBeijos, Rayra Mirelem
www.rayramii.com
Olá, Deus te abençoe, o post esta ótimo, o seu blog é lindo sucesso, já estou te seguindo. Aguardando retribuição. ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA UM SORTEIO NO MEU BLOG, DE 1000 SEGUIDORES ERA A MINHA META COM 1000 SEGUIDORES EU FAZIA UM SORTEIO, E AGRADEÇO A DEUS E A VOCÊ QUE MIM SEGUE E AQUELES QUE VÃO MIM SEGUIRCurta e participe do meu blog, fan Page, twitter, instragam e canal do youtube.
ResponderExcluirBlog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Oi Ana!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Tenho muita vontade de ler As crônicas de Nárnia!
Parece muito bom!
Beijoos
Lara - Magia Literária
Juro que gostaria de ler este livro. Tenho em minha casa, mas até hoje está na estante aguardando um esforço meu de pegá-lo! rs
ResponderExcluirNão consigo sentir atração com tantos outros em minha lista, mas deve ser ótimo ler e se aventurar em outros mundos.
Beijos
Gláucia -booklover.com.br
Oi, Ana!
ResponderExcluirVisitando seu blog pela 1ª vez! =)
Eu li Crônicas de Nárnia faz tempo, na edição de volume único. Li de uma vez e me arrastei na leitura.
Apesar de são ter curtido taaanto assim, achei importante incluir este livro na minha lista de "lidos".
Engraçado que (matem-me, se for necessário) eu achei os filmes mais legais do que os livros correspondentes... =P
beijão!!
Vc é linda e escreve divinamente!! Parabéns pela resenha!! :a
ResponderExcluir