01 julho 2013

Resenha:As Crônicas de Nárnia:O cavalo e o menino



"(...)- Aslam - disse Bri, com a voz estremecida -, acho que sou um estúpido.
- Feliz o cavalo que sabe disso ainda na juventude. Ou o humano.(...)"
 (Página. 278)


O Cavalo e seu Menino concluído durante a primavera de 1950 e publicada durante 1954, é o quinto romance da série a ser publicado; porém, é o terceiro em ordem cronológica, pois se passa durante A Era de Ouro em Nárnia (ou seja, durante o reinado dos irmãos Pevensie). Narra a história do cavalo falante Bri e do garoto Shasta, ambos detidos em cativeiro na Calormânia. Durante a fuga, estes descobrem que a Calormânia pretende invadir Nárnia através da Arquelândia. Agora eles devem impedir que este ataque ocorra; para isto, passarão por incríveis aventuras, junto de Aravis e Huin.



Ao terminar " O Cavalo e o menino" e mesmo tanto tempo depois, não consigo ter a real noção do que sinto sobre este livro.
O livro apresenta Shasta, personagem que dividiu meu amor e ódio, mas no fim amor. Ele é meio irritante, nem sempre faz o que deveria fazer, mas no fim se mostra valente e corajoso. Além disso, seu personagem sofre uma reviravolta no livro que me encantou.E então, bem no início tem a personagem na Aravis que eu odiei durante todo livro.Uma garota mimada sem graça, arrogante e interesseira.
Shasta e Aravis estão se libertando de sua família, rumo a Nárnia, onde eles poderiam viver como gostariam.E fazem na companhia de seus cavalos, Bri e Huin. Devo destacar que todos os animais falantes durante a série nos mostra realidades impares, que nos fazem refletir.
O livro, assim como os outros, é uma grande aventura que nos faz conhecer novos lugares, povos e criaturas mágicas, que já não me causam estranhamento, pelo contrário, eu até os gosto.
Nesse livro, aparece os irmãos Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia, que mostraram novas facetas e jeitos, e com exceção de Suzana, todos me conquistaram mais um pouco.
O livro traz novas lições, que te fortalecem e reanimam suas ideias.Além de nos fazer conhecer mais de um mundo fantástico e incrível.
O livro é uma grande libertação, de todas as formas, e eu também me libertei de meus preconceitos em relação "As Crônicas de Nánia" embora não possa dizer que sou devota da série.

8 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Acho muito legal acompanhar aqui as suas resenhas de As Crônicas de Nárnia, gosto de saber sua opinião sobre os sete livros.
    De todos os contos, O Cavalo e o Seu Menino foi o que menos gostei (não é que eu não gostei, foi o que menos gostei apenas), acho que é porque é o único que não vemos a presença de algum dos quatro irmãos Pevensie ou de Eustáquio frequentemente. Álias, acabei sentindo falta daquela fase dos contos onde eles vão para Nárnia, sabe? Gosto de ver a passagem do nosso mundo para o de Nárnia.
    Com certeza O Cavalo e Seu Menino nos trás muitas e muitas lições de uma forma típica de C.S. Lewis.

    Abraços, parceira!
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi,Ana!Tudo bem?
    Bom,acabei de entrar em seu blog,e estou amando!Suas resenhas são magníficas!Eu já ouvi falarem desse livro,mas nunca me interessei profundamente em lê-lo.Porém,depois de sua resenha,estou querendo lê-lo.
    Enfim,obrigado pela resenha,e parabéns pelo blog!
    Abraços,
    mh.diverno@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o livro em volume único, e li rapidinho, pois As Crônicas de Nárnia é um livro incrível! Amei todas as histórias :)

    Beijos, Rayra Mirelem
    www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Deus te abençoe, o post esta ótimo, o seu blog é lindo sucesso, já estou te seguindo. Aguardando retribuição. ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA UM SORTEIO NO MEU BLOG, DE 1000 SEGUIDORES ERA A MINHA META COM 1000 SEGUIDORES EU FAZIA UM SORTEIO, E AGRADEÇO A DEUS E A VOCÊ QUE MIM SEGUE E AQUELES QUE VÃO MIM SEGUIRCurta e participe do meu blog, fan Page, twitter, instragam e canal do youtube.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana!
    Parabéns pela resenha!
    Tenho muita vontade de ler As crônicas de Nárnia!
    Parece muito bom!
    Beijoos

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  6. Juro que gostaria de ler este livro. Tenho em minha casa, mas até hoje está na estante aguardando um esforço meu de pegá-lo! rs

    Não consigo sentir atração com tantos outros em minha lista, mas deve ser ótimo ler e se aventurar em outros mundos.

    Beijos

    Gláucia -booklover.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana!
    Visitando seu blog pela 1ª vez! =)
    Eu li Crônicas de Nárnia faz tempo, na edição de volume único. Li de uma vez e me arrastei na leitura.
    Apesar de são ter curtido taaanto assim, achei importante incluir este livro na minha lista de "lidos".
    Engraçado que (matem-me, se for necessário) eu achei os filmes mais legais do que os livros correspondentes... =P
    beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Vc é linda e escreve divinamente!! Parabéns pela resenha!! :a

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design