10 junho 2013

Resenha: As Crônicas de Nárnia:O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

"(...)Mas se tivesse sido capaz de ver um pouco mais longe,de penetrar na escuridão e no silêncio que reinavam antes da aurora do tempo, teria aprendido outro sortilégio.Saberia que, se uma vítima voluntária,inocente de traição,fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e a própria morte começaria a andar para trás..."(As Crônicas de Nárnia-O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, C.S.Lewis-Página 175, Volume Único)



Editora: 
Autor(a):
Título Original:
Páginas:
Skoob / Comprar

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi concluído durante o inverno de 1949 e publicado em 1950, é o primeiro romance da série em ordem de publicação; porém, o segundo em ordem cronológica. Narra a história de quatro crianças humanas: PedroSusanaEdmundo e Lúcia Pevensie, que através de um antigo e misterioso guarda-roupa, chegam ao mundo de Nárnia, um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto pela falsa rainha do país (a Feiticeira Branca), e que já completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie devem derrotar à terrível bruxa e trazer a paz de volta à Nárnia e a todos os que nela habitam.


Após minha resenha um tanto negativa sobre O Sobrinho do Mago, eu me surpreendi com O leão, a feiticeira e o guarda roupa, tornando-se meu livro favorito da série até o momento.
O livro começa introduzindo os irmãos Pevensie:Pedro, Suzana, Edmundo, Lucia, que virei a falar mais tarde. Eles vão passar as férias numa casa antiga com um professor, que descobrimos ser o Digory, de O Sobrinho do Mago. E numa brincadeira, Lúcia se esconde no guarda-roupa e acaba descobrindo Nárnia que está em um frio perene e sem fim, e lá ela conhece o Senhor Tummus, um sátiro.E lá ela descobre histórias daquela terra desconhecida e resolve retornar aquele lugar com seus irmãos, que obviamente não creem nela.
Lúcia é meu segundo personagem favorito, após o próprio Aslan, porque ela é muito pura, verdadeira e integra. Ela tem uma doçura que eu gosto, não sei explicar apenas gosto.
Com o desenrolar da história, e ida de Edmundo e dos outros irmãs à Nárnia, se inicia a história introduzindo outros personagens.
Adoro os castores e em especial a Feiticeira Branca, apesar de ser a vilã, gosto de sua personalidade e falas, ela é depois de Aslan a personagem que eu mais gostaria de saber a respeito, aguardo o seu retorno na série. E compensação os outros irmãos, não me atraem nenhum um pouco. Pedro me parece mais fala que realmente atitude, Susana é uma egoísta e se mostrará ainda mais egoísta no futuro e Edmundo é digno de seu ódio por ser tão seduzível, idiota e traidor.
Por estar acostumada com a escrita do autor não houve tanto estranhamento, e sua descrição tem se tornado peculiar e mais cheia de detalhes, embora ainda tenho problemas com suas metáforas religiosas.Amando cada vez mais as ilustrações que vem no início de cada capítulo.
A cada livro da série, o autor passa novas lições de extrema importância a qualquer ser humano, e acima de tudo, tem me fisgado um pouco mais.

*Postado primeiramente no blog Leituras e Afins.
Agradeço todos os comentários que tenho recebido, e se desejarem resposta, favor por o twitter de vocês.
Ana.

4 comentários:

  1. Oi, Ana!
    De todos os sete contos de C.S. Lewis, "O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa" é o meu favorito. Acho que talvez por ser a primeira partida dos Pevensie. Aslan é um personagem perfeito que inspira bondade, respeito, autoridade e honra.
    Dentre os meus personagens favoritos estão Edmundo e Susana; Edmundo pois, por ele ter traído seus irmãos e depois ter se arrependido, acaba sendo o personagem mais humano dos quatro irmãos; Susana eu realmente não sei porque gosto dela, acho que talvez por ela usar arco-e-flecha.
    Espero que goste mais dos livros que estão á seguir!
    C.S. Lewis nos ensina que devemos abandonar nossa infância, mas nunca esquecê-lá.

    Te espero no Um Jovem Leitor!
    Abraços :d
    Vini - Um Jovem Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu ainda não Nárnia, na verdade comecei apenas a ler uma história e parei, apesar de estar curtindo.
    O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, conheço alguma devido ao filme, e gostei bastante.
    Me encantei com Aslan.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esta crônica! Só vi o filme, mas gosto muito do Aslan e da Lúcia. Os outros irmãos tem personalidades duvidosas, e por isso, não me agradam muito.
    Gostei bastante da resenha! Ela me deixou com vontade de ler a crônica um dia :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por lerem! Comentem e deixem seus blogs, vou visitar com toda certeza, e voltem sempre.

Design e Ilustrações por Ilustranos ♥ Desenvolvimento por Moonly Design